Quando avaliei um Programa de Performance de Fornecedores
Em 2025 tive a oportunidade de conhecer de perto o programa de performance de fornecedores de uma grande empresa brasileita. O que encontrei por lá foi mais que uma boa prática, foi um caminho sustentável para alcançar maturidade em processos, estruturado de forma clara e consistente:

1º Pessoas: com suas relações, culturas e riscos associados.
2º Processos: consistentes, documentados e com provas de valor, alinhados a uma estratégia macro de negócio.
3º Sistemas: sendo implantados para potencializar e dar escala àquilo que já funciona bem, garantindo precisão, agilidade e visão integrada de resultados.

Essa sequência, para mim, representou mais que um método de gestão. Foi uma escolha estratégica, pois reconheceu que a tecnologia atinge seu maior impacto quando nasce de processos bem definidos e é conduzida por pessoas preparadas.
 
Desta forma, o resultado não depende de ferramentas isoladas, mas de um alinhamento entre cultura, método e inovação.

Entre os pontos que mais me chamaram a atenção:

Segmentação de fornecedores considerando riscos, impacto no core business e quantidade de pessoas vinculadas a cada contrato, trazendo assertividade especial para operações críticas.

Avaliação de performance sem abrir mão das obrigações legais e de saúde e segurança do trabalho, reforçando que resultados sólidos caminham junto com a integridade.

Entretanto, ao final precisei ressaltar a necessidade de atenção com relação à saúde financeira dos fornecedores, pois ainda em fase de implantação, mas com o mais importante já presente: a consciência clara de que essa prática seria decisiva para prevenção de rupturas contratuais.

Ao final, saí com a sensação de que encontros como este são excelentes oportunidades de troca e aprendizado. É muito gratificante perceber que, ao longo da minha trajetória, pude construir relações que me permitem participar de discussões tão relevantes e que, juntos, poderemos continuar fortalecendo práticas que unem estratégia, pessoas e tecnologia para gerar resultados sustentáveis.

Tenho certeza que enquanto profissionais deixarão um legado de extremo valor para esta empresa e a sociedade envolvida direta e indiretamente
div.png
HB-Foto02 - Copia.jpg

Herica Brum

Gestão de Contratos, Fornecedores e Terceiros

  • Gerente de Qualidade de Processos, Governança e Soluções Jurídica na Atlas Inovações uma empresa de tecnologia para contratação de serviços, gestão de contratos e terceiros.
  • Sólido conhecimento em advocacia preventiva, gestão de contratos, fornecedores, terceiros, riscos legais, penalidades e bonificações contratuais.
  • Advogada com 21 anos de experiência, pós-graduada em direito público, direito do trabalho, com MBA em gestão de negócios. 
  • Experiência no setor elétrico, telecomunicações e infraestrutura digital.
  • Atuação nacional e internacional.
  • Coautora do Livro Mulheres em Compras, O Poder de uma História. Ed. Leader.
  • Mentora de carreira com experiência em programas internacionais e nacionais, como CO-EMPRENDE (Chile), FIESP e CAFÉ COM COMPRADOR (Brasil)
LOGO PRINCIPAL - BEGE.png

 

Gerente de Qualidade de Processos, Governança e Soluções Jurídicas na Atlas Inovações uma empresa de tecnologia para contratação de serviços, gestão de contratos e terceiros.

 

Apaixonada pela formação de equipes de alta performance, atuo como mentora e professora, realizando treinamentos in company, palestras e cursos. Além do conteúdo técnico, enfatizo a importância dos relacionamentos interpessoais, do engajamento das partes envolvidas e da governança.

 

 

entre em contato

 Advocacia Preventiva | Consultoria | Treinamentos | Palestras 

 

(+55 21) 97966-4620

 

contato@hericabrum.com.br

ou https://lnkd.in/dyJ_fRCV